quarta-feira, 13 de abril de 2011

De Cocorobó a Monte Santo

Já esperavamos as investidas das tropas do exército e por isso nos preparamos muito bem para tal. Com as armas abandonadas pelas outras expedições conseguimos criar uma defesa consistente. No dia 25 de junho, na cidadezinha de Cocorobó travamos o primeiro combate contra a coluna Savaget, e tivemos êxito, pois quando finalmente chegaram a Canudos as tropas do exército já haviam sofrido perdas consideráveis. Os meses passam e o exécito não tem êxito em suas investidas e está cada vez mais fraco, dizem que falta comida para eles e é por esse motivo que o Ministro da Guerra, marechal Carlos Machado Bittencourt, está vindo para o sertão baiano, mais precisamente para Monte Santo, para dar fim à crise de abastecimento das tropas e criar um centro de operações no sertão. Algo que pode dificultar as coisas para nós, mas vamos continuar nossa luta!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A "sua luta" não deveria ter sido feita por outros meios? Não estaria explícito que um confronto armado só acabaria por piorar a situação de seu povo, já que não dispunham de armamentos e sendo assim não possuiriam chance contra as tropas governamentais? Sua luta por melhores condições de vida, etc deveria ter sido feita pacificamente e não pelo modo em que se deu. Por isso somos contra a Guerra, contra você.

    ResponderExcluir
  4. a guerra foi iniciada pelo governo, que incomodado com o fato de canudos ter virado um grande foco de insatisfação do governo com as camadas mais pobres da sociedade

    ResponderExcluir
  5. Naquela época haviam focos de pobreza espalhados por todo o Brasil. Então se tudo aconteceu dessa forma eu acho improvável que o governo estava querendo acabar com canudos se o motivo fosse apenas o fato de serem pobres.

    ResponderExcluir
  6. Certamente o governo agiu em contrapartida aos ideais monarquistas. Idéias que mesmo que de forma implícita puderam ser divulgadas por Antônio Conselheiro ao falar mal da república.

    ResponderExcluir