quinta-feira, 14 de abril de 2011

Encerrando a Guerra

A foto logo abaixo é de Conselheiro em seu leito de morte. O conflito teve seu fim marcado logo após tal fato. O governo prometeu a vida a quem se rendesse. Porém, mesmo sobreviventes se rendendo, o governo degolou todos, incluindo mulehres e crianças. Em 5 de outubro de 1897, quando os últimos defensores do arraial morreram, o corpo de Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada a faca. O arraial foi incendiado e completamente destruído. Sei disso pois fui mandado apra lá com a missão de retratar o fato ocorrido. Todo o diário de Conselheiro foi encontrado por mim e assim consegui escrever meu livro, que retratou a região, o sertanejo e toda a luta. Passei alguns anos acompanhando tudo e vi com meus próprios olhos um dos maiores crimes que o governo brasileiro já cometeu. Conselhiero não conseguiu terminar de contar sua história em seu diáro, por isso vou continuá-la baseado no que tenho de informações.

Tudo indica que, após começar suas peregrinações, Conselheiro passou por muitas situações de sofrimento, o fato de ter sido acusado de matar mãe e esposa. Após mudar constantemente e peregrinar por vários locais, Conselheiro decide se fixar na vila de Canudos, onde se torna a pessoa mais querida da cidade.

Os fotógrafos do exército reuniram várias fotos do ocorrido, que colocarei aqui depois. Toda essa execução de Canudos está presente em uma das minhas obras, a qual recomendo a leitura, pois estou cansado de tantas mortes e agora descansarei após o término da Guerra de Canudos.

Euclides da Cunha, 1902

3 comentários:

  1. não consigo entender,porque não nos deixaram em paz,tudo que que queríamos era ter uma chance de viver com dignidade e paz,não desejávamos mal a ninguém,não fizemos nada alem de nos defender e mesmo assim,fomos massacrados sem piedade,um por um,mulheres...crianças...todos,me pergunto aonde foram parar a honra e a justiça do pais,enquanto milhares de camponeses eram executados a porta de seus lares

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lutar pelos direitos as vezes não é bem visto pela população e principalmente pelo governo, nós que também fazemos parte da população sofremos em longas jornadas de trabalho para ao final do dia conseguir um mísero pedaço de pão, porém vivendo em grupo sem a tutela do governo garantimos um padrão de vida melhor, solidário e mais justo. Como se era de esperar, começamos a trazer problemas ao povo agora necessitado de nossos trabalhos, em contra partida o meio mais "viável" e "prático" da resolução deste problema é a garantia da extinção desse povo rebelde que luta pela igualdade e por seus direitos.

    ResponderExcluir